segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Lorne Lanning: O homem que mandou a EA se f****

Já ouviu falar de Lorne Lanning? Não? Então saiba quem ele é e o que ele fez.

Lorne Lanning é simplesmente o sujeito que disse para a EA: "Fuck you very much"


A frase acima foi exatamente as palavras que ele disse para a Electronic Arts quando ela tentou adquirir seu estúdio de desenvolvimento de jogos. Talvez você até conheça Lorne Lanning, afinal ele foi o cara que criou a franquia Oddworld.

Sherry McKenna e Lorne Lanning eram dois veteranos da computação gráfica e dos efeitos especiais que resolveram investir seu tempo e dinheiro em um universo mágico e sensivelmente estranho, o Oddworld. Sua empresa recebeu o nome de Oddworld Inhabitants (Habitantes de Oddworld) e sua meta era produzir uma pentalogia de jogos baseados neste exótico mundo.

O primeiro título, Oddworld: Abe's Oddysee, foi lançado em 1997.  O segundo jogo saiu no ano seguinte intitulado Abe's Exodus. Os dois jogos seguintes não fazem parte da pentalogia, são apenas spin-offs dentro do mesmo universo. Desse modo, Munch's Oddysee (2001) e Stranger's Wrath (2005), ambos exclusivos do Xbox em seu lançamento, foram apenas uma forma da empresa tomar fôlego para produzir os futuros três títulos restantes.




Com a ajuda da desenvolvedora inglesa Just Add Water, a "Oddworld UK", a franquia foi repaginada, ganhou gráficos em HD e seus dois últimos títulos finalmente aportaram no PC e no PlayStation, plataformas onde tudo tinha começado em 1997.

Em entrevista ao GameIndustry International, ele explicou sua filosofia de produção:  

"Você não vai ver nosso lucro sendo torrado em Ferraris e merdas assim. Nosso lucro vai voltar para os jogos para que nós possamos nos erguer até o ponto em que possamos crescer nossa audiência, que está esperando conteúdo novo".

Lanning diz que a chave para a mudança está na distribuição digital. O custo para colocar os jogos em versões em caixa em cada prateleira de cada loja aumenta o preço final do produto e reduz a margem de lucro de quem realmente cria o jogo:

"Ao invés de ser obrigado a vender um milhão e meio de unidades na semana de lançamento ou fechar as portas, agora, se nós vendermos 50 mil unidades, seguimos operando. Pessoas continuam empregadas e nós continuamos capazes de produzir conteúdo. Quando lançávamos um produto na caixa nos teríamos 20 por cento do faturamento. Depois que estes 20 por cento pagassem o orçamento do desenvolvimento inteiro, se nós ainda estivéssemos vendendo a 60 dólares a unidade nós começaríamos a ver um retorno de 7 dólares por unidade. Por causa das lojas, do plástico, da fabricação, da gasolina envolvida em levar os jogos até as lojas, a loja em si e todos os outros custos extras - e nenhum destes custos tornava o jogo melhor para o jogador."

"Agora nós estamos no mercado de distribuição digital e, ao invés de vender um jogo ao preço de 60 dólares, oferecemos por US$9,99 a US$19,99 onde ganhamos US$7 por unidade. Por este preço você está recebendo um jogo por um sexto do valor e nós ainda estamos recebendo dinheiro para produzir mais jogos. O jogador está realmente financiando nossos jogos."

Os planos da Oddworld Inhabitants são de permanecer independentes, sem distribuidora, sem produtora. Mas Lanning admite que é uma meta complicada. Para produzir títulos classificados como AAA pela indústria, é necessário investir pelo menos 30 milhões de dólares, um valor alto para quem não quer dividir as decisões com um investidor externo. Por enquanto, eles estão testando a receptividade dos relançamentos. Stranger's Wrath já vendeu 250 mil unidades, um número impressionante se levarmos em conta que é um título de sete anos atrás que vendeu 600 mil unidades na época.

A EA deveria ter sido responsável pela versão para Playstation 2 de Stranger's Wrath, mas não cumpriu sua parte no acordo, ela também deveria ter investido em publicidade para alavancar as vendas, mas também deixou a desejar. Quando a Oddworld Inhabitants estava perto de falir fraco retorno de vendas, a Electronic Arts fez a proposta indecorosa de comprar o estúdio.

E Lanning não está contando nem metade do que sabe. "A m*** suja de verdade nós não podemos falar porque existem leis e líderes muito poderosos".

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